
Uso complementar da tecnologia impulsiona a estratégia pedagógica e o aprendizado nas escolas
- Celulares e tablets são ferramentas valiosas para enriquecer o aprendizado, desde que seu uso seja orientado por professores e pais.
- A tecnologia deve ser usada para aprimorar o ensino como um recurso complementar que enriquece a experiência educacional sem substituir o presencial, o acompanhamento do professor ou o uso de materiais pedagógicos.
- A responsabilidade de orientar para o uso educacional é dos professores e das famílias, que desempenham um papel essencial na educação digital dos alunos dentro e fora da sala de aula.
São Paulo, maio de 2025 – O uso de celulares e tablets em sala de aula não é mais uma tendência futura, mas uma realidade inevitável. Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 96% dos alunos brasileiros do ensino fundamental e médio utilizam a internet, sendo o celular o principal dispositivo de acesso.
No entanto, a lei aprovada em fevereiro deste ano restringe o uso de telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos por alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio em escolas públicas e subsidiadas pelo Estado em todo o Brasil. O decreto busca mitigar os impactos do uso excessivo de telas, embora o debate sobre sua presença no ambiente escolar continue a gerar polêmica.
Para a ODILO, empresa global de edtech especializada na criação de Ecossistemas de Aprendizagem para instituições públicas e privadas, a educação está passando por um momento de transformação, impulsionada pela digitalização, pela inteligência artificial e pela evolução das metodologias de ensino. A empresa defende que a tecnologia deve ser uma ferramenta complementar, utilizada pedagogicamente dentro das escolas e adaptada às necessidades de cada grupo de alunos.
Para Ainhoa Marcos, VP de Educação da ODILO, os professores enfrentam o desafio de se reinventar constantemente, explorando novas formas de ensinar, aprender e se conectar com os alunos. “Nesse contexto, a ODILO está trabalhando para fortalecer o compromisso com a inovação educacional em termos de tecnologia, acesso, equidade e treinamento contínuo, para garantir a disponibilidade de conteúdos de qualidade que permitam aos alunos desenvolver todo o seu potencial”, afirma.
A tecnologia deve ser usada para aprimorar o aprendizado como um recurso complementar que enriquece a experiência educacional, sem substituir o presencial, o acompanhamento do professor ou o uso de materiais pedagógicos. A responsabilidade de orientar esse uso educacional é dos professores e das famílias, que desempenham um papel essencial na educação digital dos alunos dentro e fora da sala de aula.
Para obter um impacto positivo, é fundamental o gerenciamento adequado do tempo de tela e uma abordagem pedagógica ativa para o uso da mídia digital, adaptada a cada estágio educacional. Isso implica que os alunos não apenas consumam conteúdo, mas também interajam, criem, resolvam problemas e tomem decisões. Também é indispensável incorporar metodologias colaborativas mais acessíveis, ágeis e intuitivas que incentivem o aprendizado compartilhado e promovam o uso responsável da tecnologia. Essas ferramentas também podem fortalecer a comunicação entre professores e famílias, criando uma rede de apoio essencial para o processo educacional.
Os dados da UNESCO apoiam essa visão. O relatório “Tecnologia na educação: uma ferramenta nos termos de quem?” destaca que o uso direcionado de tecnologias digitais pode melhorar a inclusão, a personalização da aprendizagem e o desempenho escolar. “Com foco na inovação educacional, a ODILO defende a integração da tecnologia como uma ferramenta complementar, adaptada aos diferentes perfis e estágios de aprendizado dos alunos. O objetivo é garantir que todos tenham acesso a conteúdos multiformato de qualidade”, acrescenta Ainhoa.
Benefícios do uso pedagógico
O uso de dispositivos móveis em sala de aula requer um planejamento cuidadoso. De acordo com um estudo da Common Sense Media, 59% dos professores acreditam que a tecnologia pode distrair os alunos; no entanto, 71% reconhecem que ela também melhora a participação em sala de aula quando usada estrategicamente. “É crucial que os professores sejam treinados para usar a tecnologia de forma didática e que as escolas estabeleçam políticas claras para seu uso, sempre alinhadas aos objetivos curriculares, evitando a utilização para fins meramente recreativos”, diz Marcos.
Recursos como questionários interativos, pesquisas em tempo real, aplicativos de realidade aumentada e plataformas gamificadas aumentam o interesse dos alunos e favorecem a retenção do conhecimento. Além disso, as plataformas de aprendizagem adaptativa, como a ODILO, permitem que os alunos progridam em seu próprio ritmo por meio de caminhos de aprendizagem personalizados. De qualquer forma, é necessário que tanto as famílias quanto o setor público acompanhem esse processo, dando aos professores o papel de liderança no treinamento dos alunos para o uso responsável, tendo em mente que eles estão no centro do processo educacional.
“O verdadeiro desafio é construir um modelo educacional que prepare os alunos para o mundo digital, usando os dispositivos de forma consciente, responsável e pedagógica. Os celulares e tablets, quando usados corretamente, não só ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, como também democratizam o acesso ao conhecimento e ajudam a formar cidadãos mais críticos e conectados ao seu tempo”, conclui Ainhoa Marcos.
SOBRE A ODILO
A ODILO é uma empresa de educação digital que permite que qualquer organização crie seu próprio ecossistema de aprendizagem, oferecendo a seus usuários acesso ilimitado ao maior catálogo de conteúdo educacional multiformato do mundo e a capacidade de criar todos os tipos de experiências de aprendizagem sem restrições.
Mais de mil plataformas já foram criadas, dando acesso a 170 milhões de usuários em cinco continentes. A ODILO, maior ecossistema educacional do mundo, tem acordos de conteúdo com mais de 7.300 fornecedores de conteúdo educacional digital em todos os formatos (cursos, aplicativos interativos, vídeos, podcasts, jornais, revistas, audiolivros, livros, etc.).
Mariana Rocha 14981247374 [email protected]