quarta-feira, fevereiro 4

Ataques de Israel em Gaza provocam fatalidades e interrupção da passagem em Rafah

Segundo autoridades de saúde locais, os ataques israelenses resultaram na morte de pelo menos 21 palestinos, incluindo seis crianças, na Faixa de Gaza nesta quarta-feira. Israel também suspendeu a passagem de pacientes pela fronteira de Rafah. Os bombardeios atingiram a Cidade de Gaza e Khan Younis, provocando a morte de um médico e uma funcionária de um hospital da organização Médicos Sem Fronteiras. Um morador de Gaza relatou que sua casa foi bombardeada enquanto dormiam, resultando na morte de seus familiares.

Os militares israelenses afirmam ter lançado os ataques em resposta a tiros de militantes palestinos contra soldados israelenses, ferindo gravemente um reservista. Desde o início do cessar-fogo, mais de 530 pessoas foram mortas pelas forças israelenses, a maioria civis, enquanto militantes palestinos mataram quatro soldados israelenses.

Travessia suspensa

Israel interrompeu a passagem de doentes e feridos pela fronteira de Rafah, dois dias após sua reabertura. Pacientes que estavam se preparando para atravessar a fronteira em busca de tratamento foram informados do adiamento. A reabertura da travessia era parte do acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel, mas a passagem foi novamente fechada. A agência israelense responsável pelo acesso a Gaza alegou que não recebeu os detalhes de coordenação necessários da Organização Mundial da Saúde para permitir a entrada e saída de palestinos.