Com a descida para a Série B no ano passado, o Athletico teve que reformular completamente o elenco no início de 2025. Durante a temporada seguinte, precisou corrigir o curso com a participação no mercado sul-americano e contratações estrangeiras, mas entre esses problemas no plantel, havia uma solução local: os piás do Caju.
No elenco atual do Furacão, existem quatro jogadores que conquistaram seu espaço no profissional exatamente neste ano, o zagueiro Arthur Dias, o lateral-esquerdo Léo Derik, o volante Diogo Riquelme e o meia Dudu Kogitzki, além de jogadores que já faziam parte da equipe principal, como o goleiro Mycael e jogadores que até mesmo já saíram, mas contribuíram, como o lateral-direito Kauã Moraes, também promovido ao profissional ao longo do ano.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
“Em breve, todo mundo da equipe sub-20 estará jogando… Já tem bastante, não é? Eu sempre digo aos atletas: mereça, trabalhe, espere sua chance e se destaque em campo”, disse o treinador Odair Hellmann, após a vitória sobre o Novorizontino por 2×1, no último sábado (30).
Decidindo jogos
Desses, atualmente Arthur Dias e Léo Derik foram titulares recentemente, mas todos estão se tornando opções para o treinador. Um dos exemplos notáveis da base rubro-negra nesta Série B é Dudu Kogitzki, que marcou contra o Paysandu. Apesar da equipe não ter conquistado a vitória, a participação do jovem da base foi fundamental para tentar mudar a postura em campo.
+ Dono do Cruzeiro dá indireta a Petraglia na apresentação do ex-Athletico: “Não roubamos”
Além disso, Kauã Moraes marcou contra o Brusque no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O gol marcado pelo, agora, jogador do Cruzeiro, foi o único nos dois jogos do confronto e garantiu a classificação do Furacão no torneio eliminatório.
Athletico tem quase um terço do elenco com jogadores da base
Apesar de ter mudado sua filosofia em relação aos jogadores da base, como por exemplo, deixar de usar os aspirantes no Campeonato Paranaense nos últimos anos e optar por contratações de jogadores estrangeiros e mais experientes, o elenco rubro-negro possui quase um terço de jogadores originários das categorias de base.
+ Torcedor que invadiu Athletico x Corinthians vai à polícia e explica decisão
Além dos atletas promovidos ao time principal e mencionados anteriormente, no elenco estão outras peças que começaram no Athletico ou foram para a base, como os goleiros Santos (mesmo de outra geração) Makysm, Matheus Soares e Carlos Eduardo, o zagueiro Belezi, o meia João Cruz e o atacante Renan Viana. A base compõe 29,7% do elenco do Athletico, que é formado por 37 atletas.
Quer receber notícias no seu celular? Inscreva-se no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!
O post Piás do Caju ganham espaço no Athletico em ano conturbado apareceu primeiro em Ric.com.br.