sábado, fevereiro 21

WhatsApp implementará recurso de segurança com senhas customizadas para proteger contas

O WhatsApp está prestes a oferecer uma nova opção de segurança para os usuários: a proteção de contas por meio de senhas personalizadas. A novidade foi revelada pelo site WABetaInfo, que analisou a versão Beta do aplicativo no Android.

Essa nova senha será um complemento opcional à função de “Confirmação em duas etapas” já existente. Com a senha ativada, além do código de verificação por SMS, será necessário inserir a senha personalizada ao registrar a conta em um novo dispositivo.

Características da senha

A senha poderá conter letras e números e deverá atender a certos critérios: ter entre seis e 20 caracteres, pelo menos um número e uma letra. Durante a criação, o aplicativo irá indicar a força da senha, levando em consideração elementos como letras maiúsculas, números e símbolos. Somente senhas consideradas fortes serão aceitas.

Camada adicional de segurança

Atualmente, o WhatsApp oferece a função de “Confirmação em duas etapas”, que permite a definição de um PIN de seis dígitos para aumentar a segurança da conta. A nova senha em desenvolvimento irá reforçar essa proteção: ao fazer login em um novo dispositivo, será necessário informar o número de telefone, o código de verificação e a senha personalizada.

Esse recurso extra se torna importante com a possibilidade do WhatsApp adotar nomes de usuários, o que pode reduzir a necessidade de compartilhar o número de telefone, mas também exige medidas adicionais de segurança.

Disponibilidade

Ainda não há previsão de quando a proteção por senha será disponibilizada. A funcionalidade foi encontrada em fase de desenvolvimento e não está disponível para os testadores do beta.

O acompanhamento de futuras atualizações e recursos em teste continuará sendo realizado por publicações especializadas e pelos canais oficiais do WhatsApp.

Com informações de Tecmundo